Como sair das dívidas – Histórias de superação financeira

Classifique esse post

O que mais vemos hoje no Brasil são pessoas endividadas, com os salários cada dia mais baixos, muitas vezes a meses atrasados e os produtos sofrendo com a grande inflação, tudo isso passou a ser normal na rotina de todos os brasileiros.

Pode parecer muito difícil e quase impossível, mas algumas pessoas recorrem a educação financeira e conseguem mudar de vida. Ter uma dívida é muito complicado, normalmente ela suja o nome e o CPF do endividado acarretando vários problemas, além de fazer mal à saúde e causar complicações até com os familiares.

Parece bem tentador quando os bancos e instituições financeiras oferecem um bom valor em crédito, mas na verdade se a pessoa não se controlar isso pode virar uma grande bola de neve. Normalmente quem aceita os empréstimos são as pessoas que necessitam muito, mas nem tem o dinheiro suficiente para pagar as parcelas e juros.

Acabar com o endividamento pode ajudar não apenas na vida financeira, mas também com a saúde e vida social e é a meta de muitas pessoas. Projetos como o Clube dos Poupadores, ajudam as pessoas a encontrar a estabilidade nas finanças e aprender sobre como utilizar o dinheiro de forma correta.

Na internet é fácil encontrar vários depoimentos de pessoas que mudaram de vida, após aniquilar as dívidas e elas agora ajudam as pessoas dando algumas dicas.

Milionários que perderam tudo, mas deram a volta por cima:

Você acha que é só os pobretões que ficam endividados? Saiba que existem muitos milionários que perderam tudo e contraíram dívidas enormes. Mas aprenda uma coisa definitivamente, não existe fundo do poço. Da mesma forma que um dia você está mal, no outro você está bem. O importante a saber, é que quando se está bem financeiramente, não pode sair por aí esbanjando, é preciso cautela com os gastos, como já dizia o ditado: Dinheiro não aceita desaforo. E com esses ex-ricaços o ditado que acabei de citar serve como uma luva, eles acharam que podiam tudo e acabaram perder verdadeiras fortunas. Veja o vídeo:

Você já viu o vídeo acima da história de milionários que perderam tudo, agora veja abaixo uma história que irá te inspirar a sair das dívidas o mais rápido possível:

Dicas para sair das dívidas

Para sair das dívidas é preciso ter disciplina e controle emocional, já que a maior causa do acúmulo de dívidas não é a falta de dinheiro, mas sim a ansiedade, que faz você gastar mais e mais e não ter o controle das suas próprias finanças. Aprenda como não ter dívidas com nossas dicas preciosas:

Anote todos os seus gastos

Esse método ajuda a perceber onde o dinheiro está sendo gasto e o que pode ser cortado. Para isso existem diversos aplicativos que vão facilitar a sua vida. Você pode baixar algum desses aplicativos no seu celular e manter uma rotina de anotação de todos os gastos.

Economize

Existem trocas básicas em nossas vidas que podem ajudar na hora de fazer economia, como diminuir o consumo de comida na rua e optar por fazer em casa, ou até mesmo trocar a marca dos produtos essenciais por marcas mais baratas. Essas práticas rotineiras vão te ajudar a ter uma vida mais estável futuramente.

Tente não gastar no cartão de crédito

Pode parecer tentador as parcelas que o cartão de crédito pode oferecer, mas é uma das formas de pagamento com os juros mais altos, então tente não utilizar ou usar só para emergências. O cartão de crédito é indicado apenas para compras super necessárias, como a compra de uma geladeira que queimou, alguma coisa do tipo.

Negocie as dívidas

Primeiro calcule todas suas dívidas, colocando tudo na ponta do lápis. Dê preferência as dívidas mais altas na hora de negociar, para eliminar assim os juros mais caros. Depois procure as empresas e tente negociar a dívida, as empresas assim como os consumidores, tem grande interesse em acabar com ela e você também, portanto use isso ao seu favor.

Caso você tenha divida com o bradesco, itaú, santander, caixa, banco do brasil ou outro banco… Tente uma conversa franca e definitiva, ou seja, o que for acordado, faça de tudo para não falhar. Se lhe for parcelado a dívida, pague rigorosamente com o banco e tenha seu nome limpo novamente.

Junte dinheiro

Depois de aniquilar de vez as dividas é a hora de poupar, abrir uma poupança é o melhor jeito de juntar as economias para realizar seus sonhos, fazer viagens e melhorar a vida de sua família. O planejamento financeiro deve ser constante em sua vida, é preciso acumular dinheiro para poder ter uma vida tranquila, sem ficar pensando o tempo todo nas dívidas, e você sabe como é desgastante ter uma vida com dívidas e credores ligando o tempo todo.

Mas não se engane achando que colocar sua vida financeira em ordem será fácil, isso vai requerer paciência, controle e muito esforço, mas não desista e mude sua vida para melhor. Imagine só acordar sem nenhuma conta e com dinheiro na poupança para fazer aquela viagem que sempre sonhou. Tudo isso é possível para todo mundo, basta um controle que você nunca teve e agora será necessário ter.

Deixe seu comentário