Como quitar financiamento antes do prazo

Classifique esse post

Se você está pensando em quitar o seu financiamento antecipadamente com o objetivo de eliminar juros, neste artigo você vai encontrar algumas dicas e idéias de como quitar um financiamento com antecedência.

Dicas para quitar financiamento com antecedência

1 – Décimo terceiro

Muitas pessoas tem o hábito de utilizar o décimo terceiro para fazer compras de fim de ano. Mas não seria interessante direcionar esses recursos para quitar o seu financiamento e se livrar dos juros? Creio que a sua resposta será sim mas logo vem uma pergunta em sua mente: “E como farei as minhas compras de fim de ano?”

A resposta a esta pergunta não é fácil ainda mais para quem já tem esse hábito a um bom tempo. Uma boa dica é guardar ao menos uma parte do seu décimo terceiro salário é estipular um limite para gastar com os presentes. Melhor ainda, ao receber o seu decimo terceiro já reserve uma parte para antecipar algumas parcelas do seu financiamento e com o que sobrar faça as suas compras de fim de ano.

Lembre-se: Quanto mais juros você paga menos dinheiro você tem.

Algumas pessoas tem o hábito de reservar esta quantia para pagar IPTU, IPVA; e para os pais mais organizados, o décimo terceiro é uma boa ajuda na volta as aulas, para compra do material escolar e pagamento da matrícula. Neste caso você já está fazendo o uso correto do seu décimo terceiro. Parabéns pela organização, você está fazendo um excelente trabalho em suas finanças!

2 – Abono das Férias

Se você quer realmente se livrar dos juros de um financiamento, utilizar o abono de suas férias é uma opção a considerar na hora de antecipar algumas parcelas. Mesmo que para você pareça pouco não se esqueça do ditado “De grão em grão a galinha enche o papo”.

3 – Não gaste o que sobrar

Se você consegue chegar no fim do mês com algum dinheiro no bolso parabéns! Você está no caminho certo, evite gastar esse dinheiro. Se você deseja saldar o seu financiamento com antecedência uma boa estratégia  é: utilizar esse dinheiro como parte do seu planejamento financeiro para quitar o seu financiamento.

4 – E se não sobra no fim?

Se você está com o seu orçamento apertado e não está sobrando nada no fim do mês reveja a sua lista de gastos, sempre tem algum ponto que podemos ajustar para sobrar mais. Se você não tem uma lista de gastos esta é uma boa hora para fazer uma, mas se você não sabe como começar aqui no site tem uma pronta para você.

Se você precisa de idéias e dicas de como economizar leia os artigos:

5 – Não faça novas dívidas

Se financiou um imóvel de fato algumas dívidas você terá que fazer mas evite fazer grandes dívidas. Se você financiou um carro pela modalidade CDC, você pode ganhar grandes abatimentos nos juros ao optar em adiantar algumas parcelas de seu financiamento, basta entrar em contato a financeira para fazer solicitar informações dos descontos e fazer as contas.

Ao invés de fazer novas dívidas concentre todos os seus esforços para adiantar o maior números de parcelas que você conseguir. Principalmente se você fez um empréstimo pessoal pois esta é a modalidade de crédito  que tem taxa de juros muito alta, chegando até 12% ao mês. Pense em quanto dinheiro você pode economizar se você conseguir antecipar o pagamento do seu financiamento.

6 – E o fundo de garantia, posso utilizar para antecipar as parcelas de um financiamento?

Sim, mas apenas para financiamento de imóvel. A cada 2 anos você pode sacar o seu FGTS para matar os juros do seu financiamento imobiliário.

Gostou das dicas?

Neste artigo comentei algumas formas de como quitar um financiamento antes de prazo. O que você achou do artigo? Deixe a sua dica também de como você fez para quitar o seu financiamento antecipadamente, comente e vamos construir conhecimento juntos.

Escreva seu Comentário