Lucre mais com seu pequeno negócio

Classifique esse post

Nos dias de hoje, a inovação não deve chegar apenas nas grandes corporações. Os pequenos empreendedores também precisam investir na modernização do seu negocio industrial ou de serviços, além de aprimorar seus conhecimentos e ter uma educação financeira estável.

Precisamos inovar todos os dias e nos adaptarmos a esta nova realidade. Quem fica parado esperando o “chamado milagre” fica para trás.

Apesar da grande competitividade no mundo dos negócios, sempre existem lacunas onde podemos investir e pegar uma fatia do mercado.

O pequeno empresário precisa saber onde fazer as mudanças para melhorar os resultados da sua empresa. Isso parece ser difícil, mas se seguir as regras para fazer o diagnóstico e encontrar os principais erros cometidos por muitos.

Alguns cuidados que devemos ter para melhorar os resultados da sua pequena empresa.

Como melhorar os resultados da sua empresa?

1 – Faça Perguntas

O Que estou fazendo de errado? Como competir com este concorrente tão forte? Porque vendo tanto e não tenho bons resultados?Estou ultrapassado? Questione-se, pois muitas das nossas respostas esta dentro de nós, entenda seu problema.

Para JJ MarC, podemos melhorar o desempenho da nossa empresa sem investir muito. O Simples fato de mudar um processo interno e diminuir o retrabalho já aumenta a nossa produtividade.

2 – Crie Históricos das informações

Após encontramos alguns pontos para melhorar os processos, devemos medir os resultados. Isto é possível através de dados estatísticos e caso não tenha um software de gestão, podemos fazer este controle através de uma simples planilha no Excel.

É muito importante acompanhar a evolução do processo. Manter sempre atualizado o seu banco de dados “planilha do Excel”.

Assim podemos ver o que vendemos anteriormente, e comparar com os dias atuais e assim ver onde esta a “lacuna”, oportunidade ou problema, no meu processo.

Para o Saiba Investir, sem medir seus resultados, é como navegar em alto mar sem uma bússola, não sabemos se estamos indo na direção certa.

3 – Sistemas de Gestão

Devemos ter um bom sistema de gestão, antigamente isso custava uma fortuna, hoje já existem diversas ferramentas online de gestão que podem ser utilizadas gratuitamente. E novamente, cito o “Excel”, ferramenta de análise que ajuda a controlar e exibir dados organizados.

Comece montando um banco de dados, dos seus clientes, dos seus fornecedores, dos seus principais produtos desta forma pode comparar as vendas, custos e giro de estoque.

4 – Bom relacionamento com o cliente

O que podemos melhorar para fidelizar nosso cliente? Veja o comportamento dos concorrentes, converse com seu cliente. Pergunte o que ele pensa sobre seu negócio, do seu atendimento, se a disposição dos seus produtos esta acessível.

Em datas especiais, como aniversário, lembre-se dele. Mande alguma lembrança, mensagem, um sinal de fumaça. Enfim, mostre que ele é importante para você.

É interessante criar mecanismos para o cliente chegar até você de qualquer lugar do mundo.  Faça um site, entre nas redes sociais, desta forma você será encontrado. Na era da informação, isto não é mais um fator competitivo, mas sim fundamental para o negócio, pois quem não tem uma identidade virtual esta obsoleto em relação aos seus concorrentes.

5 – Minha equipe

Para que as mudanças feitas tenham resultados, devemos treinar os colaboradores para que ele possa atender bem os clientes, e ter conhecimento nas ferramentas de gestão que a empresa esta investindo.

Ter funcionários bem capacitados e aptos para ajudar no crescimento do negócio é sem dúvida um dos principais recursos para dar confiança ao cliente.

Apesar de serem dicas simples, podem fazer uma grande diferença. Muitos de nós pensamos tão além que muitas vezes não percebemos um detalhe que pode nos economizar milhões e agregar valor ao nosso negócio.

Escreva seu Comentário